top of page

VITAMINAS E MINERAIS 

       As vitaminas são substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo. Em sua maioria não são sintetizadas pelo organismo e por isso é necessária uma ingestão diária desses nutrientes.

       Entre as vitaminas necessárias ao organismo humano, existem as hidrossolúveis (C e maior parte das vitaminas B) são absorvidas por transporte mediado e as lipossolúveis (A, D, E e K) que são absorvidas no intestino delgado junto com as gorduras. A vitamina B12 é a principal exceção, produzida por bactérias e só é absorvida quando está combinada com uma proteína chamada de fator intrínseco que é secretado pelo estômago.

        Os minerais são absorvidos por transporte ativo. A absorção intestinal de Ferro e Cálcio é ativamente regulada, pois um decréscimo na concentração do mineral leva a um aumento da captação no intestino.

         O Ferro ionizado (Fe+2) é absorvido por contraste apical com H+ por uma proteína chamada de transportador divalente de metal 1 (DMT1). Dentro da célula enzimas convertem o Ferro heme (forma que o ferro é ingerido) em Fe+2 e deixa a célula por um transportador de ferroportina. A absorção de Ca2+ ocorre por movimento passivo não regulado, através de rotas paracelulares.

ÍONS E ÁGUA

       A água é absorvida no intestino delgado e cerca de 0,5 L por dia absorvido no colo. A água segue gradientes osmóticos criados pela absorção de solutos. Os enterócitos no intestino delgado e os colonócitos – células epiteliais do colo – absorvem Na+ usando três proteínas de membrana.  Canais de Na+ apicais, o simportador Na+ -Cl e o trocador Na+ -H+.

     No intestino delgado uma fração significativa da absorção do Na+ também acontece por meio de captação de solutos orgânicos dependentes de Na+.

Reabsorção do NaCl no intestino delgado e colo. Em 1 o Na+ entra na célula por várias rotas, em 2 o Na+ é bombeado. 

bottom of page